O que são as nebulosas? Caracteristicas, tipos, como se formam - Explicando.com







O cosmos é repleto de maravilhas e beleza, uma dessas incríveis maravilhas que o tornam belo é com todas certeza as nebulosas. Então vamos aprender um pouco mais sobre elas.


O que são ?

As nebulosas - advem do latim nebulus, que significa nuvem - são gigantescos aglomerados de poeira e gás. Esse gás e poeira são restos de matéria que em outro momento pertenciam a estrelas que os expeliram durante sua morte, por conta disso são ricas em diversos tipos de elementos químicos, principalmente elementos básicos como o hidrogênio, hélio, etc.

As nebulosas podem se formar por decorrência de uma supernova, que faz com que uma quantidade gigantesca de elementos químicos sejam expelidos pelo espaço, ou através do acumulo de gases e poeira estelar frios.


Tipos de Nebulosas


Existem diversos tipos de nebulosas espalhadas pelo cosmos, e para classifica-las analisamos a luz que é emitida por elas, para isso, utilizamos um espectro de luz, que é aquela tabela que vemos no ensino médio em que mostra onde se classifica a luz a partir do comprimento de onda e através disso determinamos qual será sua classificação.



(Espectro de luz)


Nebulosa de emissão/difusas


Essa nebulosa é feita majoritariamente de gás, em que emite vários tipos de luz, essa emissão advem de estrelas vizinhas que podem aquece-la a cerca de 1000ºC. Elas são normalmente extensas e bem ativas na formação de novas estrelas, fazendo com que possuam um alto índice de estrelas jovens.

Sua cores podem variar de acordo com a composição química, porém, por conta da alta quantidade de hidrogênio e por não serem tão energéticas, grande parte dessas nebulosas possuem tons mais próximos ao vermelho. Alguns exemplos de Nebulosas de emissão é a Nebulosa de Orion, que uma imagem dela se localiza bem ao lado esquerdo e a Nebulosa da Trifídia.


Nebulosa de reflexão


As nebulosas de reflexão são aglomerados de poeira que não possuem temperatura o suficiente para energizar o gás que as compõe, fazendo com que o único jeito de observa-las seja por incidência da luz advinda de estrelas ao seu redor. Elas possuem cor azulada porque o azul é a cor que tem mais facilidade para se dispersar.

Essas nebulosas são normalmente ativas na criação de novas estrelas e ficam geralmente próximas as nebulosas de emissão e possuem elementos mais pesados em sua composição, como o ferro e carbono.

Nebulosa escura


Os gases e poeira presentes nas nebulosas escuras são tão densos que não permitem a passagem da luz, emitindo pouquíssima quantidade de luz visível. Essas nebulosas são frias e aparentam como uma mancha no céu.







Nebulosa Bernard


Nebulosa planetária


As nebulosas planetárias são formadas por estrelas pequenas quando entram em colapso.

Ela possui esse nome por conta de ter sido confundida com planetas por astrônomos durante as primeiras observações dessa nebulosa.

As nebulosas planetárias apresentam grande importância no enriquecimento das galáxias por conta de produzir elementos mais pesados.


27 visualizações0 comentário